e-Learning - Aprender Email Gestão Documental Galeria Fotográfica
GARE - Gestão de Atividades Questionários GIAE - Cartão Eletrónico Portal das Bibliotecas

Neste dia

O Alves

Neste dia

Serviço de Psicologia e Orientação

Funcionamento

O SPO depende directamente do Diretor do Agrupamento.
   
As psicólogas que integram o serviço dispõem de autonomia técnica e científica.
   
No que respeita ao funcionamento do serviço, a sua intervenção desenvolve-se de acordo com um Plano Anual de Actividades elaborado pelas técnicas do SPO no início de cada ano lectivo, integrado no PAA do agrupamento e sujeito à aprovação do Conselho Pedagógico.
   
A intervenção no âmbito da orientação escolar com os alunos do 9º ano, compreende a informação aos seus EE e respectiva autorização.
   
O pedido de atendimento, quando não é da iniciativa do aluno, deve ser efectuado através da ficha de sinalização do SPO (Modelo 1/SPO) e entregue na Direção, que a fará chegar ao SPO.
   
O pedido de atendimento poderá ser feito pelo DT/Prof. Titular/Educador, Órgão de Gestão, Encarregado de Educação, Gabinete do Aluno, ou Equipa de Educação Especial.
   
De uma maneira geral, o atendimento dos alunos e dos EE é feito (após marcação prévia) priorizando o PAA, a gravidade do caso e a disponibilidade de horários.
   
O Serviço de Psicologia não acompanha diretamente alunos que estejam a beneficiar de ajuda psicológica prestada por outro técnico.
   
Quando necessário as psicólogas sugerem o encaminhamento do aluno para consulta médica ou atendimento específico noutras áreas da psicologia, psicopatologia, terapia da fala, entre outras. Nesses casos as técnicas podem preencher fichas de sinalização requeridas por esses serviços ou preencher a ficha de encaminhamento do SPO para entidades exteriores à escola (Modelo 3/SPO), com a descrição do pedido para facilitar o atendimento do aluno.