e-Learning - Aprender Email Gestão Documental Galeria Fotográfica
GARE - Gestão de Atividades Questionários GIAE - Cartão Eletrónico Portal das Bibliotecas

Neste dia

O Alves

Neste dia

Parlamento dos Jovens

No passado dia 13 de janeiro teve lugar no anfiteatro da escola sede do agrupamento, mais uma sessão de debate integrada no Projeto Parlamento dos Jovens, que contou com a presença da Deputada Odete Silva. Face à atual crise demográfica que se faz sentir no País, resultado em parte do impulso sentido pelos jovens na procura da realização pessoal e profissional noutros destinos, refletindo-se num movimento para o exterior com a consequente problemática do envelhecimento da população nacional, nos próximos anos, considera-se ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema “Crise Demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento ”.

O Diretor do agrupamento, Professor Teodoro Roque, deu as boas vindas à convidada e abriu a sessão de trabalhos, tendo a Deputada Odete Silva usado da palavra para dar a conhecer a organização e funcionamento da Assembleia da República, a que se seguiu a discussão do tema. Esta sessão serviu também para o aprofundar de conhecimentos por parte dos alunos sobre a instituição Assembleia da República / Parlamento, ao mesmo tempo que lhes proporcionou uma excelente oportunidade de participar numa atividade de caris mais formal, tendo sido colocadas e esclarecidas questões que vão além da temática central - “Crise Demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento ”.

No final da sessão a coordenadora do projeto, Professora Helena Mateus, deu por encerrada a sessão, felicitando todos os intervenientes pelo modo como souberam participar de forma empenhada nos trabalhos.
 

 O nosso Agrupamento irá, mais uma vez, participar no projeto Parlamento dos Jovens. A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, em face da atual crise demográfica que se faz sentir no País, resultado em parte do impulso sentido pelos jovens na procura da realização pessoal e profissional noutros destinos, refletindo-se num movimento para o exterior com a consequente problemática do envelhecimento da população nacional, nos próximos anos, considera ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema “Crise Demográfica: emigração, natalidade, envelhecimento ”.

Com este projeto, pretende-se ainda, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Pretende-se incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria e dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

As inscrições para participação no projeto estão abertas até ao dia 22 de novembro
 
Serão aceites listas, devendo cada uma integrar 10 alunos. 
 
Ou contacta a professora Helena Mateus Cunha, enviando as tuas questões para:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Constitui a tua equipa e vem apresentar as tuas ideias!
 
Participa!