e-Learning - Aprender Email Gestão Documental Galeria Fotográfica
GARE - Gestão de Atividades Questionários GIAE - Cartão Eletrónico Portal das Bibliotecas

Neste dia

O Alves

Neste dia

Escola Secundária de Alves Redol - Escola Sede

História

A Escola Secundária de Alves Redol tem a sua origem na antiga Escola Industrial e Comercial de Vila Franca de Xira, criada por Decreto do Governo publicado em 19 de Julho de 1958.

Foi esta a primeira escola oficial com ensino secundário no concelho de Vila Franca de Xira. Anteriormente e com ensino secundário, existiram alguns estabelecimentos, sendo um dos mais antigos o Colégio Afonso de Albuquerque, onde se instalou, inicialmente, a Escola Industrial e Comercial (onde hoje se localiza o Lar Novo da Misericórdia de Vila Franca de Xira, sito na Rua Gomes Freire) e onde funcionou, durante largos anos, esta escola, também conhecida pela Escola Técnica.

A abertura desta nova escola obrigou ao encerramento dos então existentes Externatos Santa Isabel e Sousa Martins, que sucederam ao já referido Colégio Afonso de Albuquerque.

Com a criação do ensino unificado, que resultou da extinção da divisão do ensino em liceal e técnico, a Escola Industrial e Comercial de Vila Franca de Xira dá origem à Escola Secundária n.º 1 de Vila Franca de Xira.

Depois de vários anos a funcionar na sede, em vários anexos com más condições e em vários locais (no Antigo Matadouro e actual Biblioteca Municipal, no Antigo Tribunal e actual Museu Municipal, no Externato Santos Garcia - ao lado do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, nas instalações da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, no antigo Hospital e actual Lar da Misericórdia, no Colégio Sousa Martins, e no Celeiro da Patriarcal onde decorriam as actividades desportivas), a Escola Secundária n.º1 de Vila Franca de Xira passa a funcionar desde o ano lectivo de 1985/86 em modernas e adequadas instalações, situadas na Encosta do Monte Gordo, donde se pode desfrutar de uma excelente vista panorâmica sobre o Tejo e a Lezíria.

Em 2 de Abril de 1987 a escola adoptou como seu patrono o ilustre escritor vilafranquense e neo-realista Alves Redol, passando, assim, a ser designada por Escola Secundária de Alves Redol.

Desde o ano lectivo de 1997/98 até ao ano lectivo de 2003/04, a escola funcionou unicamente como estabelecimento de ensino secundário. A partir do ano lectivo de 2004/05, a escola oferece também o 3.º Ciclo do Ensino Básico; desde 2005/06 os Cursos de Educação e Formação e, a partir de 2006/07, contempla também na sua oferta os Cursos Profissionais.