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Informações
INSCRIÇÕES EXAMES 2021 - PLATAFORMA PIEPE
PROVAS E EXAMES - 2021
Informação referente aos exames nacionais:
Ementas
Informação à Comunidade Educativa
Informação prova para o ano letivo 2020/2021
Já se encontram disponíveis na página do IAVE a informação prova para o ano letivo 2020/2021 podendo ser consultada neste link:
Calendarização Exames D.L. 357 2020/2021
Descarregue aqui o calendário de exames
Horários dos Cursos EFA
Descarregue aqui os horários dos cursos EFA
Serviços Administrativos - Informação
INFORMAÇÃO - Início das atividades letivas (Alteração)
Informação Ano letivo 2020/2021
Horários para o ano letivo 2020/2021
- Horários das turmas da Escola Álvaro Guerra
- Horários das turmas da Escola de Póvos
- Horários das turmas do 1º Ciclo da Escola Vasco Moniz
- Horários das turmas do 5º ano da Escola Vasco Moniz
- Horários das turmas do 6º ano da Escola Vasco Moniz
- Horários das turmas do 7º ano da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do 8º ano da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do 9º ano da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do Ensino Profissional da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do Ensino Secundário da Escola Alves Redol
Plano de Ensino à Distância
REABERTURA DO PRÉ-ESCOLAR – COMUNICAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Plano de contigência - Vasco Moniz
Plano de contigência - EB - Povos
Plano de contingência - JI Povos
Plano de contingência - João de Deus
COMUNICAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Nesta 1ª fase de desconfinamento do sistema educativo, assume especial importância a salvaguarda da segurança de todos e minimizar as possibilidades de um eventual contágio em meio escolar. Naturalmente que a continuação do cumprimento das regras de higiene, segurança e distanciamento social fora do espaço da escola terão que ser, igualmente, mantidas, para que a retoma das atividades letivas presenciais não seja comprometida.
Em meio escolar foram preparadas todas as condições, de acordo com as normas emanadas pelas autoridades, nomeadamente pela Direção Geral de Saúde e pela DGEstE. Deste modo, procedeu-se à reformulação do Plano de Contingência, de acordo com as atuais circunstâncias, o qual se publica em anexo.
A elaboração dos horários foi realizada, procurando limitar ao máximo o número de deslocações, o período de permanência na escola e a concentração de alunos. Por esse motivo, cada turma só terá aulas num dos turnos (manhã – 10h00-12/13h00; tarde – 13h00-17h00). Foi também definido um circuito de acesso às salas para promover, o mais possível, o distanciamento entre todos.
Relativamente ao serviço de refeições, o mesmo será assegurado através do consumo na cantina ou em regime de take-away, mediante marcação prévia.
Estamos todos empenhados para que seja garantido o bem-estar e a segurança dos vossos educandos e temos vindo a desenvolver todos os esforços para que este regresso às aulas presenciais seja o mais tranquilo possível. Num esforço conjunto, conseguiremos que este regresso seja encarado com a serenidade de que os nossos alunos necessitam para concluir este ano letivo com sucesso.
Bom regresso!
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
Isabel Veiga
AGRADECIMENTO À CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA
AGRADECIMENTO
COMUNICADO
Vivemos tempos excecionais que têm exigido um enorme esforço de adaptação por parte de toda a comunidade educativa. Porque nos norteamos pelo desenvolvimento de um trabalho que responda às necessidades dos alunos do nosso Agrupamento, estamos empenhados no processo de organização das atividades letivas deste 3º período, que como já é do conhecimento de todos terá que se desenvolver em moldes diferentes daqueles que até aqui utilizávamos. Compreendo as preocupações dos alunos, pais, Encarregados de Educação e docentes, partilhadas também pela Direção do Agrupamento. Porém, estou certa de que conseguiremos, num esforço conjunto e com o apoio dos nossos parceiros, responder a este desafio com sucesso. Contamos com o apoio de todos neste processo, para que a nova modalidade de ensino à distância possa funcionar com eficácia e o acesso ao ensino e à aprendizagem seja garantido para todos. Antes de mais, temos que assegurar que a realização das aprendizagens à distância estará acessível a todos os alunos, estando a ser efetuadas as diligências necessárias para que neste processo nenhum seja prejudicado.
Na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, iniciar-se-ão as emissões televisivas do #EstudoEmCasa, onde serão disponibilizados pelo Ministério da Educação recursos para apoiar as escolas, através da difusão de um conjunto suplementar de recursos educativos, para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente. Estas emissões decorrerão até ao final do ano letivo. Não sendo uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico, estes recursos funcionarão como um complemento ao trabalho dos docentes e alunos. Poderão aceder à respetiva grelha de programação aqui.
Na próxima semana será divulgado o conjunto de procedimentos que serão adotados no Plano de Ensino à Distância do nosso Agrupamento, nomeadamente no que se refere ao funcionamento das aulas síncronas e assíncronas, e contemplando os diferentes ciclos de ensino.
Apelo à compreensão de todos, consciente de que há um sentimento de urgência partilhado por toda a comunidade educativa. Contudo, para que se organizem e preparem de forma consolidada todos os procedimentos, é fundamental que sejam previstas e analisadas todas as possibilidades para que as nossas escolhas possam ser as mais adequadas à nossa realidade enquanto Agrupamento.
Termino, agradecendo desde já a colaboração de todos, certa de que este período será ultrapassado com o empenho, dedicação e resiliência que têm vindo a demonstrar desde o início.
Vila Franca de Xira, 16 de abril de 2020
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
Isabel Veiga
CANCELAMENTO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Mobilização para o serviço ou prontidão - Escolas de acolhimento
Nota: No ficheiro Anexo estão publicadas todas as escolas de acolhimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
COMUNICADO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Resultados do processo eleitoral - Representantes no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Alves Redol
COMUNICADO
Listas Admitidas de Candidatos a Representantes no Conselho Geral
- Lista B - Pessoal Docente
- Lista C - Pessoal Docente *
- Lista A - Pessoal Não Docente
- Lista A - Alunos
- Lista A - Pais e Enc Educação
- Lista B - Pais e Enc Educação
* Foi admitida a LISTA C - Candidatos dos representantes do pessoal docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Alves Redol, em substituição da LISTA A.
Listas Não Admitidas de Candidatos a Representantes no Conselho Geral
ASSEMBLEIAS ELEITORAIS - Eleição dos Representantes no Conselho Geral
Procedimento eleitoral para os representantes no conselho geral - esclarecimentos
Coronavírus 2019 n-CoV
Eleições para o Conselho geral
-
AVISO: Docentes e Não Docentes
-
AVISO: Encarregados de Educação e Alunos
CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Serviço de Refeições do dia 15 de janeiro
- JI e 1º Ciclo:
- 2º e 3º Ciclo:
ESCOLAS QUE SALVAM VIDAS
A 10 de dezembro assinala-se os 71 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Neste âmbito, a Biblioteca Escolar e o grupo de Inglês, em colaboração com a Amnistia Internacional, promovem uma vez mais a Maratona de Cartas com o apoio dos alunos das turmas 10ºA, 10ºB e 11º anos.
Contamos com o apoio de todos (alunos, docentes, auxiliares, EE, pais, família, amigos…) para a assinatura das Cartas/ Petições no site da Amnistia Internacional em: www.amnistia.pt/
Calendário Eleição Associação de Estudantes
Informações - Prova 2019-2020
DIa Europeu do Desporto Escolar - 27 de setembro
Desporto Escolar 2019/2020
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Cursos EFA - Inicio de aulas - Horários
- Horário EFA1, consulte aqui
- Horário EFA2, consulte aqui
- Horário EFA3, consulte aqui
- Horário EFA4, consulte aqui
Receção aos alunos 13 de setembro
CONCURSO TÉCNICO ESPECIALIZADO - 16h FOTOGRAFIA
Horários Escolares do ano letivo de 2019/2020
- Horarios das turmas da Alvaro Guerra, clique aqui
- Horarios das turmas da EB1 de Povos clique aqui
- Horarios das turmas do 1 ciclo da Vasco Moniz, clique aqui
- Horarios das turmas do 2 ciclo, clique aqui
- Horarios das turmas do 3 ciclo, clique aqui
- Horarios das turmas do secundario, clique aqui
- Horarios das turmas dos cursos profissionais, clique aqui
Ano Letivo de 2019/2020

Notícias
MATRÍCULAS e Renovações de matrícula 2021/2022
De 15 de abril a 14 de maio decorre o prazo de Matrícula/Renovação na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, para o Ano Letivo 2021/2022.
Aceda aqui para mais informações.
Orçamento Participativo das Escolas 2020-2021
Documentos para consultares:
Bibliotecas Escolares à distância | Formas de contacto | Recursos digitais pedagógicos e de apoio à utilização de ferramentas e plataformas em uso na escola
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares | Recursos
Aviso de Abertura do concurso de técnicos especializados para TORVC.
CARTÃO DE ALUNO
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a implementar no ano letivo de 2020/2021, uma plataforma de gestão de conteúdos educativos do município, que permite ao Encarregado de Educação aceder a diversas áreas que lhe dizem diretamente respeito,
INFORMAÇÃO - ABERTURA DO ANO LETIVO 2020-2021
Consulta de prova, Reapreciação e Reclamação
No âmbito do processo de reapreciação e reclamação deve ser observado o determinado no Capítulo VI do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
PROVAS PASSÍVEIS DE REAPRECIAÇÃO
- É admitida a reapreciação dos exames finais nacionais, exames a nível de escola de línguas estrangeiras equivalentes a nacionais, provas de equivalência à frequência e provas e exames a nível de escola de cuja resolução haja registo escrito em suporte papel, suporte digital ou produção de trabalho bidimensional ou tridimensional.
- Quando a prova, para além da resolução escrita, incluir a observação do desempenho de outras competências, nomeadamente componente prática ou componente de produção e interação orais, só é passível de reapreciação a parte escrita.
EFEITOS DA APRESENTAÇÃO DO PEDIDO
- A formalização do pedido de reapreciação de uma prova implica a suspensão da classificação que fora inicialmente atribuída, sem prejuízo da sua utilização, a título provisório, para efeitos de apresentação do processo de candidatura ao ensino superior, no caso dos alunos do ensino secundário.
- A classificação que resultar do processo de reapreciação é aquela que passa a ser considerada para todos os efeitos, ainda que inferior à inicial, sem prejuízo do estabelecido no número seguinte.
- A classificação final da reapreciação pode ser inferior à classificação atribuída aquando da classificação da prova, não podendo, no entanto, implicar em caso algum, a reprovação do aluno quando este já tiver sido aprovado com base na classificação inicial, caso em que a classificação final da reapreciação será a mínima necessária para garantir a aprovação.
FASES DO PROCESSO
PEDIDO DE CONSULTA DA PROVA
- O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, disponibilizado na página eletrónica WWW.ESAR.EDU.PT e WWW.DGE.MEC.PT/MODELOS, deve preferencialmente ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao diretor da escola.
- O requerimento é enviado por e-mail, no próprio dia e até às 16h00m do dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, servindo a confirmação de receção do e-mail como recibo a devolver ao requerente. Deverá ser indicado se a entrega da prova é em formato digital (pdf) ou em formato papel.
- •O requerimento pode ainda ser preenchido e entregue na escola sede, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, devendo ser entregue um recibo ao requerente.
- •Os encarregados de educação dos alunos filhos de profissionais itinerantes, que pretendam solicitar a reapreciação das provas e exames, devem fazê-lo através da escola de matrícula do seu educando.
REALIZAÇÃO DA CONSULTA
- No prazo máximo de um dia útil, após o prazo referido no número anterior (pedido de consulta de prova), devem ser facultados aos alunos as cópias da prova realizada, em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel.
- A consulta do original da prova só pode ser efetuada na presença do diretor, subdiretor, adjunto do diretor ou do coordenador do secretariado de exames.
FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO DE REAPRECIAÇÃO
- Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em WWW.ESAR.EDU.PT e WWW.DGE.MEC.PT/MODELOS, sendo descarregados, preenchidos e enviados até 16h00m para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , devendo ser cumpridos os prazos definidos na norma 02/JNE/2020 e serem impressos e assinados para apresentação na escola.
- Os modelos referentes ao processo de reapreciação podem ainda ser preenchidos e entregues nos Serviços Administrativos da escola sede, dentro dos prazos definidos na norma 02/JNE/2020.
- O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes ao prazo mencionado no n.º 50.1., da norma 02/JNE/2020, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
- A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento.
- O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.
- Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
- Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
RECLAMAÇÃO
- O requerimento da reclamação deve ser formulado no Modelo 14/JNE e a fundamentação deve ser exarada nos Modelos 14-A/JNE, sendo apresentado na escola onde foi realizada a prova, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação dos resultados da reapreciação.
- Para efeitos de reclamação, devem ser facultadas ao interessado fotocópias das diferentes peças do processo – nomeadamente, dos pareceres dos professores relatores e das grelhas de classificação, em suporte papel ou em suporte digital (pdf).
- Os modelos referidos devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em www.dge.mec.pt/modelos, sendo depois impressos e assinados para apresentação na escola.
- Os modelos referidos podem ainda ser preenchidos e entregues nos Serviços Administrativos da Escola Sede.
Inscrições Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário - Processo de Inscrição 2ª fase
- JNE - Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário
- JNE - Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico
- JNE - Tabela de Cursos ES
PROCESSO DE MATRÍCULAS
Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informo V. Exa. que as renovações de matrícula (Ensino Pré-Escolar, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º anos) passam, a partir do dia de hoje (07/07/2020), a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.
Neste contexto, importa esclarecer os seguintes aspetos:
1. Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que o Agrupamento de Escolas já dispõem de toda a informação e o processo está completo;
2. Oportunamente o Agrupamento de Escolas, nos termos do ponto 1 e no contexto da informação prestada aos Encarregados de Educação, informará sobre formas e prazos para:
- recolher consentimento relativo à proteção de dados pessoais;
- apurar as opções relativas a AEC (1.º ciclo) e EMR, bem como às disciplinas anuais de opção de 12.º ano;
- identificar as necessidades de transporte escolar;
- recolher declaração da Segurança Social para efeitos de identificação da situação de beneficiário de ASE.
3. Dado o atual contexto de pandemia, todos estes procedimentos serão realizados, preferencialmente, através de meios digitais, evitando-se, por esta via, a necessidade de deslocação à escola por parte dos Encarregados de Educação.
4. Todos os anos de início de ciclo (1º, 5º, 7º e 10º anos), bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a ser realizados no Portal das Matrículas.
Devolução de Manuais
Tendo em conta as orientações recebidas pelo Ministério da Educação, considera-se suspensa a devolução de Manuais Escolares.
Manuais adotados 2020-2021
- Manuais - Alves Redol
- Manuais - Alves Redol - Cursos Profissionais
- Manuais - EB - Dr. Vasco Moniz
- Manuais - EB1 - Álvaro Guerra
- Manuais - EB1 - Povos
Oferta Formativa 2020/2021
Mais informação sobre Cursos profissionais e regulares
Bibliotecas Escolares à distância... de um desafio | Propostas para alunos
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ESCOLA A TEMPO INTEIRO 2020/2021
Bibliotecas Escolares à distância | Recursos digitais pedagógicos e de apoio à utilização de ferramentas e plataformas em uso na escola
JNE- Perguntas Frequentes (Ensino Secundário)
Aceda ao documento em: JNE -Perguntas Frequentes (Ensino Secundário)
EXAMES NACIONAIS
Informação referente aos exames nacionias:
- Norma 01
- Despacho Normativo nº3-A/2020
- Informação Complementar - Calculadoras Gráficas – 30 jan
- Informação Complementar – Línguas Estrangeiras - 2020
- Informação - Prova Geral – 2020
- Calendário de Exames
Perto ou longe, a Educação é um direito
-
Gestão de disciplina através do Google Classroom;
-
Produção de conteúdos através do Google Docs;
-
Gestão de conteúdos através do Google Drive;
-
Apoio e sala de aula através do Google Hangouts;
-
Gestão de contatos através do GMail;
-
Pesquisa de conteúdos através do Google Chrome;
-
Visualização dos recursos e realização das atividades disponibilizadas pela Escola Virtual e pela Leya, que se encontram disponíveis gratuitamente a todos.
- Manter o contato regular com professores e colegas;
- Consolidar as aprendizagens já adquiridas;
- Desenvolver novas aprendizagens.
Corta-Mato fase regional


PROJETO EDUCATIVO DO AGRUPAMENTO
Consulte toda a informação clicando AQUI
- CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
- Aprovado em CP de 13Out2015 (atualizado formado pdf)
Parlamento dos Jovens - Sessão nacional
No ano em que se comemoram os 20 anos do projeto “Parlamento dos Jovens”, a Escola Secundária de Alves Redol participou na sessão nacional deste programa, que decorreu nos passados dias 25 e 26 de maio, na Assembleia da República. Em conjunto com deputados dos 18 distritos, das duas regiões autónomas e ainda de representantes das comunidades portuguesas, da Europa e fora da Europa, os deputados da nossa escola, Francisco Tiago Carvalho e Sofia Lixa, defenderam o projecto de recomendação aprovado na sessão distrital. Ler mais