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Informações

Ementa de 28 de setembro a 2 de outubro de 2020

 Descarregue aqui a ementa para a semana de 28 de setembro a 2 de outubro 

 

Serviços Administrativos - Informação

Informamos a comunidade escolar que o atendimento presencial nos Serviços Administrativos da Escola Secundária Alves Redol passará a ser efetuado mediante marcação, através do número 263 200 460 ou do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
O horário de funcionamento será das 9 às 13 horas.
 
Vila Franca de Xira, 24 de setembro de 2020
 
A Diretora do Agrupamento
 
Isabel Veiga

 

EXAMES NACIONAIS -  Orientações para a época especial 

INFORMAÇÃO - Início das atividades letivas (Alteração)

 
As alterações ao início das atividades letivas na Escola Básica de Povos devem-se a motivos alheios à nossa vontade.
 
Relativamente à Escola Básica Dr. Vasco Moniz, considerou-se mais prudente desfasar o início das atividades, tendo em conta as últimas orientações.
 
Pedimos as nossas desculpas por qualquer incómodo causado aos Encarregados de Educação.
 
A Diretora
 
Isabel Veiga
 

Informação Ano letivo 2020/2021

 

Horários para o ano letivo 2020/2021

 

Calendário 2ª Fase - Provas e Exames

Consulte aqui o calendário de provas e exames da 2ª fase.

 

Exames dos Cursos Profissionais

Consulte no ficheiro em baixo as informações de prova e o calendário de exames:

Informações Prova

Pautas de Avaliação 

Encontram-se afixadas na escola sede todas as pautas do 3º período, excepto as do 12º ano dos Cursos Profissionais.

A Diretora
Isabel Marques Gomes Veiga

PAUTAS DE AVALIAÇÃO DO 3º PERÍODO 9º, 11º E 12º ANOS

Informam-se todos os alunos e encarregados de educação dos 9º , 11º e 12º anos que já se encontram afixadas na escola-sede as pautas finais de avaliação.
Relembra-se que a inscrição  nos exames nacionais ou nas provas de Equivalência à Frequência, assim como a alteração da condição (exames do ensino secundário) tem que ser efetuada nos dias 1 e 2 de julho de 2020, nos serviços administrativos.
Mais se informa que pautas de chamada das Provas de Aptidão Profissional já se encontram afixadas, para consulta.
 
Vila Franca de Xira, 30 de junho de 2020
 
A Diretora
 
Isabel Marques Gomes Veiga  

 

Matrícula e Renovação de Matrícula para o Ano Letivo 2020/2021

 

Informam-se os Senhores Encarregados de Educação que a partir do próximo dia 26 de junho o Portal das Matrículas estará disponível para que Encarregados de Educação registem pedidos de matrícula/renovação de matrícula, com ou sem transferência de escola, nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, para o ano letivo 2020/2021.

De acordo com o disposto no Despacho Normativo nº 5/2020 de 21 de abril de 2020, a matrícula e a renovação de matrícula é efetuada preferencialmente, via Internet na aplicação Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt). O acesso ao Portal das Matrículas pode ser feito com recurso à autenticação através das mesmas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. É, igualmente, possível aceder ao Portal das Matrículas através do cartão de cidadão ou chave móvel digital.

Caso os Encarregados de Educação não possuam meios informáticos e/ou não o consigam preencher autonomamente  e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula pela via digital, poderão efetuar o procedimento de modo presencial nos serviços administrativos da escola-sede do Agrupamento (Escola Secundária Alves Redol), mediante marcação telefónica prévia (263 200 460). Em situação de matrícula/renovação presencial  é necessário que os Encarregados de Educação entreguem a Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados Pessoais, devidamente preenchida e assinada, cuja minuta disponibilizamos.  No sentido de agilizar o processo e reduzir o tempo de permanência no estabelecimento escolar, os Encarregados de Educação poderão, caso tenham condições para o fazer, descarregar a ficha de inscrição em anexo e preenchê-la previamente.

Considerando que o período destinado a esta fase de matrículas é muito curto sugerimos que os Encarregados de Educação iniciem desde já o pedido de matrícula/renovação, preenchendo os 3 primeiros passos (Consentimentos, Dados do Encarregado de Educação, Dados Gerais do Aluno), deixando apenas para ser preenchido entre 26 de junho a 8 de julho o  passo (Dados da matrícula) e a submissão do pedido.

No caso de pretenderem requerer transporte e/ou Ação Social Escolar (ASE), os Encarregados de Educação deverão preencher o(s) documento(s) em anexo e enviá-lo(s), devidamente assinado(s), para os Serviços Administrativos do Agrupamento, através do email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou entregar no dia da renovação.

As transferências de escola deverão ser efetuadas através do Portal das Matrículas.

Importa considerar a seguinte calendarização:

  • Publicação das pautas finais – 30 de junho de 2020 (9º, 11º e 12º anos) e 3 de julho de 2020 (restantes anos de escolaridade);
  • Matrículas, renovação de matrícula e pedido de transferência – de 26 de junho a 8 de julho;
  • Afixação da listagem de quem requereu matrícula – 15 de julho de 2020;
  • Publicação das listas dos alunos admitidos – 24 de julho 2020 (pré-escolar e ensino básico) e 30 de julho de 2020 (ensino secundário, com indicação do curso em que cada aluno foi admitido).

Agrupamento de Escolas de Alves Redol, Vila Franca de Xira, 25 de junho de 2020

A Diretora

 Isabel Marques Gomes Veiga

Documentos:

 

Plano de Ensino à Distância

 

PROVAS E EXAMES

 

Calendário Geral de Exames - Atualizado a 2020-07-02

 

Informações Provas e Exames - Norma 2

Informação Entrega Presencial das Incrições para Exame

 

REABERTURA DO PRÉ-ESCOLAR – COMUNICAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

 

Nesta nova fase de desconfinamento do sistema educativo, assume especial importância a salvaguarda da segurança de todos e minimizar as possibilidades de um eventual contágio em meio escolar. Naturalmente que a continuação do cumprimento das regras de higiene, segurança e distanciamento social fora do espaço da escola terão que ser, igualmente, mantidas, para que a retoma das atividades no pré-escolar não seja comprometida
 
Em cada Jardim de Infância foram preparadas todas as condições, de acordo com as orientações emanadas pelas autoridades, nomeadamente pela Direção Geral de Saúde e pela DGEstE. Neste contexto, a organização do ambiente educativo foi repensada e planeada, tendo em conta a situação que vivemos e a especificidade de cada contexto. Procedeu-se à reformulação do Plano de Contingência, de acordo com as atuais circunstâncias, o qual se publica em anexo, assim como à elaboração de códigos de conduta a respeitar pelas educadoras, assistentes operacionais e encarregados de educação/alunos.
 
Continuamos todos empenhados para que seja garantido o bem-estar e a segurança dos vossos educandos e temos vindo a desenvolver todos os esforços para que este regresso ao pré-escolar seja o mais tranquilo possível. Sem descurar as medidas excecionais que a situação pandémica em que vivemos exige, não podemos ignorar a importância das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças, bem como a garantia do seu bem-estar e direito de brincar. É por isso essencial que toda a comunidade educativa se mobilize.
 
Estamos à vossa espera. Bom regresso!
 
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
 
Isabel Veiga

 

Plano de contigência  - Vasco Moniz

Plano de contingência - JI Povos

Plano de contingência - João de Deus

 

COMUNICAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Nesta 1ª fase de desconfinamento do sistema educativo, assume especial importância a salvaguarda da segurança de todos e minimizar as possibilidades de um eventual contágio em meio escolar. Naturalmente que a continuação do cumprimento das regras de higiene, segurança e distanciamento social fora do espaço da escola terão que ser, igualmente, mantidas, para que a retoma das atividades letivas presenciais não seja comprometida.

Em meio escolar foram preparadas todas as condições, de acordo com as normas emanadas pelas autoridades, nomeadamente pela Direção Geral de Saúde e pela DGEstE. Deste modo, procedeu-se à reformulação do Plano de Contingência, de acordo com as atuais circunstâncias, o qual se publica em anexo.

A elaboração  dos horários foi realizada, procurando limitar ao máximo o número de deslocações, o período de permanência na escola e a concentração de alunos. Por esse motivo, cada turma só terá aulas num dos turnos (manhã – 10h00-12/13h00; tarde – 13h00-17h00). Foi também definido um circuito de acesso às salas para promover, o mais possível, o distanciamento entre todos.  

Relativamente ao serviço de refeições, o mesmo será assegurado através do consumo na cantina ou em regime de take-away, mediante marcação prévia.

Estamos todos empenhados para que seja garantido o bem-estar e a segurança dos vossos educandos e temos vindo a desenvolver todos os esforços para que este regresso às aulas presenciais seja o mais tranquilo possível. Num esforço conjunto, conseguiremos que este regresso seja encarado com a serenidade de que os nossos alunos necessitam para concluir este ano letivo com sucesso.

Bom regresso!

A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol

Isabel Veiga

 

Plano de Contingência atualizado

 
 

AGRADECIMENTO À CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA

 
O Agrupamento de Escola Alves Redol agradece, publicamente, à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a cedência de tablets e routers para serem emprestados aos alunos do nosso Agrupamento. Em momentos como aquele em que vivemos, com tantos desafios, é ainda mais importante podermos contar com a solidariedade dos nossos parceiros.
Em nome dos nossos alunos, o nosso muito obrigada.
 
 
Vila Franca de Xira, 30 de abril de 2020
 
A Diretora
Isabel Veiga
 

AGRADECIMENTO

 
O Agrupamento de Escolas Alves Redol agradece à Associação de Pais da Escola Básica Dr. Vasco Moniz e em particular à sua presidente, Dona Susana Correia, pela generosa doação de tablets que serão disponibilizados a alunos que deles necessitam para acompanhar as atividades escolares, durante este período de aulas à distância. O nosso muito obrigado pelo gesto de solidariedade.
 
Bem hajam.
 
Vila Franca de Xira, 28 de abril de 2020
 
A Diretora
 
Isabel Veiga
 

COMUNICADO

Vivemos tempos excecionais que têm exigido um enorme esforço de adaptação por parte de toda a comunidade educativa. Porque nos norteamos pelo desenvolvimento de um trabalho que responda às necessidades dos alunos do nosso Agrupamento, estamos empenhados no processo de organização das atividades letivas deste 3º período, que como já é do conhecimento de todos terá que se desenvolver em moldes diferentes daqueles que até aqui utilizávamos. Compreendo as preocupações dos alunos, pais, Encarregados de Educação e docentes, partilhadas também pela Direção do Agrupamento. Porém, estou certa de que conseguiremos, num esforço conjunto e com o apoio dos nossos parceiros, responder a este desafio com sucesso. Contamos com o apoio de todos neste processo, para que a nova modalidade de ensino à distância possa funcionar com eficácia e o acesso ao ensino e à aprendizagem seja garantido para todos. Antes de mais, temos que assegurar que a realização das aprendizagens à distância estará acessível a todos os alunos, estando a ser efetuadas as diligências necessárias para que neste processo nenhum seja prejudicado.

Na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, iniciar-se-ão as emissões televisivas do #EstudoEmCasa, onde serão disponibilizados pelo Ministério da Educação recursos para apoiar as escolas, através da difusão de um conjunto suplementar de recursos educativos, para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente. Estas emissões decorrerão até ao final do ano letivo. Não sendo uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico, estes recursos funcionarão como um complemento ao trabalho dos docentes e alunos. Poderão aceder à respetiva grelha de programação aqui.

Na próxima semana será divulgado o conjunto de procedimentos que serão adotados no Plano de Ensino à Distância do nosso Agrupamento, nomeadamente no que se refere ao funcionamento das aulas síncronas e assíncronas, e contemplando os diferentes ciclos de ensino.

Apelo à compreensão de todos, consciente de que há um sentimento de urgência partilhado por toda a comunidade educativa. Contudo, para que se organizem e preparem de forma consolidada todos os procedimentos, é fundamental que sejam previstas e analisadas todas as possibilidades para que as nossas escolhas possam ser as mais adequadas à nossa realidade enquanto Agrupamento.

Termino, agradecendo desde já a colaboração de todos, certa de que este período será ultrapassado com o empenho, dedicação e resiliência que têm vindo a demonstrar desde o início.

 

Vila Franca de Xira, 16 de abril de 2020

A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol

Isabel Veiga

 

CANCELAMENTO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

 
Devido ao surto de COVID-19, a partir do dia 20/03/2020, fica cancelado o atendimento ao público nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Alves Redol.
Todos os contatos deverão ser realizados via e-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , telefonicamente: 263 200 460 ou por correio (morada no portal do Agrupamento).

Mobilização para o serviço ou prontidão  - Escolas de acolhimento

No âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus, elencadas no Decreto-Lei n.º 10-A/2020 e onde se inclui a suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais, e tendo sido decretado o estado de alerta em todo o país com a colocação dos meios de proteção civil e das forças e serviços de segurança em prontidão, foram aprovadas regras específicas para auxílio aos Trabalhadores de Serviços Especiais.
 
Na eventualidade de os profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro - incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais - serem mobilizados para o serviço ou prontidão, impedindo assim que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes, é identificada pelo menos uma escola de cada agrupamento de ensino (ou a escola não agrupada) que deverá acolher os seus filhos ou outros dependentes.
 
Os trabalhadores das atividades enunciadas terão de ser mobilizados pela entidade empregadora ou pela autoridade pública, podendo solicitar o acolhimento dos seus educandos diretamente aos agrupamentos de escolas.
 
("  Artigo 10.º 
 
Trabalhadores de serviços essenciais
 
 1 — É identificado em cada agrupamento de escolas um estabelecimento de ensino que promove o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos, na sequência da suspensão prevista no artigo anterior.
 
2 — Os trabalhadores das atividades enunciadas no artigo anterior são mobilizados pela entidade empregadora ou pela autoridade pública. ")
 
No Agrupamento de Escolas Alves Redol, a escola de acolhimento será a Escola Básica Dr. Vasco Moniz.
 
Os  Encarregados de Educação que se enquadrem nas situações definidas Decreto-Lei n.º 10-A/2020 , devem formalizar  o  pedido e apresentar o respetivo comprovativo da necessidade,  diretamente ao agrupamento de escolas, através dos seguintes contactos:
 
Telefone- 263200460 / 964 028 047
Fax- 263271740
E-mail- Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 

Nota: No ficheiro Anexo estão publicadas todas as escolas de acolhimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

 

COMUNICADO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Tendo em conta o comunicado do Conselho de Ministros de 12 de março de 2020, no âmbito de um conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus- COVID 19, foi determinada a “suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino a partir da próxima segunda-feira dia 16 de março.”.
 
A suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, de 16 de março a 13 de abril, terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação dos alunos em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio. Pelo que se apela aos pais e encarregados de educação que mantenham os seus educandos em casa.
De acordo com a informação emanada da tutela, chamo à atenção para os seguintes pontos: 
 
“5. Estando a decorrer o período de inscrição nos exames nacionais, será definido um procedimento para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição.”
 
“8. A avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no período normal, com base nos elementos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação.”
 
“10. Está em preparação um conjunto de orientações, instrumentos e ferramentas para coadjuvar o trabalho pedagógico das escolas durante a suspensão das atividades letivas presenciais.”
 
Tendo em conta a orientação emanada no sentido de garantir o fornecimento de refeições escolares aos alunos com escalão A da ASE, solicito aos Encarregados de Educação dos referidos alunos que, caso pretendem que os seus educandos beneficiem da refeição, enviem um email, no qual manifestem expressamente essa vontade para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , até 2ª feira, dia 16 de março, às 15 horas, identificando o /a educando(a), ano/turma e respectiva escola Na impossibilidade de enviar email, deverão dirigir-se presencialmente aos Serviços Administrativos da Escola-Sede. Mais se informa que as refeições serão servidas no refeitório do CBEI, entre as 12h30m e as 13h30m.
 
Apelo a todos que comuniquem qualquer situação de suspeição ou contágio que decorra após o inicio da suspensão das actividades letivas para que se possam identificar possíveis cadeias de contágio. As comunicações deverão ser feitas através do mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone 263200460.
 
 

Resultados do processo eleitoral - Representantes no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Alves Redol

 

COMUNICADO

 
Tendo em conta a atual situação de saúde pública relativa à propagação do Coronavírus – COVID-19, e no sentido de adotar medidas preventivas, determino que estão suspensas TODAS as visitas de estudo e atividades fora do perímetro escolar, nomeadamente, Desporto Escolar, projetos e/ou atividades/aulas em espaços exteriores às escolas do Agrupamento. A mesma restrição se aplica a convidados para realização de atividades internas nas escolas
 
Apela-se aos Srs. Encarregados de Educação e comunidade em geral que só se dirija às escolas do agrupamento em caso de estrita necessidade, devendo, nesta fase, ser privilegiado o contacto telefónico ou via correio eletrónico. Nos Jardins de Infância, apela-se aos Encarregados de Educação que, quando vão levar as suas crianças, não entrem nas instalações, deixando-as ao portão, ao cuidado das assistentes operacionais.
 
É da maior importância que toda a comunidade educativa assuma um papel responsável e proativo na contenção da propagação do vírus, sem alarmismos, pelo que solicito que sejam cumpridos os procedimentos preventivos, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
 
Mais se informa que já foi elaborado um Plano de Contingência do nosso agrupamento, disponibilizado na página da escola, no sítio da internet (www.esar.edu.pt).
 
Sublinha-se que apesar das medidas restritivas agora implementadas, não há qualquer suspeita de caso positivo, sendo a preocupação, nesta altura, a prevenção e a proteção das nossas crianças e jovens.
A todo o momento, poderão vir a ser reforçadas as medidas de restrição, as quais serão comunicadas e divulgadas a toda a comunidade educativa.
 
Vila Franca de Xira, 9 de março de 2020
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
 Isabel Marques Gomes Veiga
 
 
 
 

Listas Admitidas de Candidatos a Representantes no Conselho Geral

* Foi admitida a LISTA C - Candidatos dos representantes do pessoal docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Alves Redol, em substituição da LISTA A.

Listas Não Admitidas de Candidatos a Representantes no Conselho Geral

 

ASSEMBLEIAS ELEITORAIS - Eleição dos Representantes no Conselho Geral

 

Procedimento eleitoral para os representantes no conselho geral - esclarecimentos

 

Coronavírus 2019 n-CoV

 
A Direção-Geral da Saúde (DGS) em estreito alinhamento com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), tem ativado o seu plano de contingência interno.
 
Considerando a importância estratégica da mais ampla partilha de informação, divulga-se a toda a comunidade escolar, o cartaz publicado na área privada da DGEstE:
 
 
 
 
 

Eleições para o Conselho geral

 

CTeSP -  Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Informa-se os alunos que a visita do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (ISTEC) à nossa escola, para divulgação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP), ficou agendada para o dia 29 de janeiro de 2020 às 14:30h no auditório.
 
ISTEC na nossa escola
 
 

Serviço de Refeições do dia 15 de janeiro

Em virtude do pré-aviso de greve dos trabalhadores da IPSS que é responsável pelo fornecimento das refeições do nosso agrupamento, agendada para a quarta feira, dia 15 de janeiro de 2020, alertamos todos os pais e encarregados de educação, que poderá não ser assegurado o serviço de refeições nas escolas.
 
  • JI  e 1º Ciclo:
Caso não exista serviço de refeições, só poderão deixar os seus educandos na escola desde que garantam a hora de almoço e a respetiva refeição.
 
  • 2º e 3º Ciclo:
As atividades letivas decorrerão normalmente, devendo os encarregados de educação assegurar o almoço dos seus educandos, garantindo a escola o espaço e meios para aquecer a refeição que os alunos tragam de casa.
 
 
 

ESCOLAS QUE SALVAM VIDAS

A 10 de dezembro assinala-se os 71 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Neste âmbito, a Biblioteca Escolar e o grupo de Inglês, em colaboração com a Amnistia Internacional, promovem uma vez mais a Maratona de Cartas com o apoio dos alunos das turmas 10ºA, 10ºB e 11º anos.

Contamos com o apoio de todos (alunos, docentes, auxiliares, EE, pais, família, amigos…) para a assinatura das Cartas/ Petições no site da Amnistia Internacional em: www.amnistia.pt/concursomaratona, colocando o código exclusivo da nossa escola J1UE.

 
foto cartaz aministia internacional
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Calendário Eleição Associação de Estudantes

 

 Mais informações, clique aqui 

 

Informações - Prova 2019-2020

"Informa-se que se encontra disponível na página do IAVE as Informações-prova 2019/2020"
 
Para mais informações, consulte o documento: informação-prova-geral

DIa Europeu do Desporto Escolar - 27 de setembro

Consulta o programa de atividades AQUI

Desporto Escolar 2019/2020

 
 
 
  Horários
   dos
    Treinos  
       (clique aqui)
 
 
 
 
 
 
 
 

Cursos EFA - Inicio de aulas - Horários

As aulas dos Cursos EFA iniciam-se na próxima segunda feira dia 23 de setembro, as listas das turmas e os horários encontram-se afixados no salão dos alunos da Escola Secundária Alves Redol.

Receção aos alunos 13 de setembro

Escola Secundária Alves Redol - sede, clique aqui
Escola Básica Dr. Vasco Moniz, clique aqui

CONCURSO TÉCNICO ESPECIALIZADO - 16h FOTOGRAFIA

Mais informações, clique aqui
Lista dos candidatos excluídos, clique aqui 
Lista dos candidatos admitidos a entrevista, clique aqui
Marcação da entrevista, clique aqui 

Horários Escolares do ano letivo de 2019/2020

Ano Letivo de 2019/2020

Com os desejos de um excelente ano letivo 2019/2020, informamos toda a comunidade educativa o calendário de abertura do ano letivo, para todos os alunos e as respetivas reuniões com os Encarregados de Educação.
 
Consulta toda a informação clicando aqui
 
 
 
 
 
 
 

Notícias

CARTÃO DE ALUNO

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a implementar no ano letivo de 2020/2021, uma plataforma de gestão de conteúdos educativos do município, que permite ao Encarregado de Educação aceder a diversas áreas que lhe dizem diretamente respeito,

nomeadamente o módulo relativo às Refeições Escolares e Cartão Escolar (no 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário).
O Encarregado de Educação vai poder ainda, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, ficando o saldo do cartão pronto a ser usado
nomeadamente no refeitório escolar, bar, papelaria, reprografia e futuramente em serviços municipais como piscinas, bibliotecas, museus, entre outros, e que pode ser usado em
toda a rede de escolas do Concelho.
 
Assim sendo, o Encarregado de Educação deverá seguir as orientações do panfleto aqui disponibilizado, de forma a ativar e criar o seu Cartão Escolar Pré-Pago.
As credenciais disponibilizadas pela Câmara Municipal para o efeito de registo na plataforma SIGA, foram enviadas e serão entregues com a maior brevidade possível.
 

 

INFORMAÇÃO  - ABERTURA DO ANO LETIVO 2020-2021

 
Na atual situação, relacionada com a evolução da pandemia causada pela COVID-19, o ano letivo, que agora se inicia, coloca-nos novos desafios. Procuramos as melhores respostas, com a serenidade possível, certos de que todos compreenderão que vivemos um período excecional, no qual a colaboração de toda a comunidade educativa é fundamental.
Na preparação do ano letivo, têm vindo a ser desenvolvidos todos os esforços para que as atividades possam decorrer em segurança e com a maior tranquilidade possível. Estamos a trabalhar na preparação e adequação da resposta de cada escola, centrados nas questões operacionais a acautelar, de forma a proteger a saúde dos alunos, docentes, pessoal não docente e visitantes, conscientes das nossas condicionantes e limitações, mas procurando sempre minimizar situações de risco.
Foram atualizados os Planos de Contingência para cada um dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Alves Redol, que agora se publicam para conhecimento de toda a comunidade educativa, e elaborados códigos de conduta para alunos, docentes e pessoal não docente.  O cumprimento rigoroso das normas será essencial para o desenvolvimento das atividades letivas em segurança, pelo que apelamos à leitura atenta dos códigos de conduta e à responsabilidade de todos.
Estes são tempos difíceis, que exigem um esforço conjunto. Neste processo, contamos com o envolvimento de todos – docentes, pessoal não docente, alunos, associações de pais, encarregados/as de educação, entidades parceiras – para que este regresso às atividades letivas presenciais possa ser o melhor possível.
Estaremos sempre ao vosso dispor e recetivos às questões que entendam colocar.
Desejamos a toda a comunidade educativa um bom regresso!
 
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
 
Isabel Marques Gomes Veiga
 

 

Consulta de prova, Reapreciação e Reclamação

No âmbito do processo de reapreciação e reclamação deve ser observado o determinado no Capítulo VI do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e do Ensino Secundário. 

PROVAS PASSÍVEIS DE REAPRECIAÇÃO 

  • É admitida a reapreciação dos exames finais nacionais, exames a nível de escola de línguas estrangeiras equivalentes a nacionais, provas de equivalência à frequência e provas e exames a nível de escola de cuja resolução haja registo escrito em suporte papel, suporte digital ou produção de trabalho bidimensional ou tridimensional.
  • Quando a prova, para além da resolução escrita, incluir a observação do desempenho de outras competências, nomeadamente componente prática ou componente de produção e interação orais, só é passível de reapreciação a parte escrita. 
 

EFEITOS DA APRESENTAÇÃO DO PEDIDO 

  • A formalização do pedido de reapreciação de uma prova implica a suspensão da classificação que fora inicialmente atribuída, sem prejuízo da sua utilização, a título provisório, para efeitos de apresentação do processo de candidatura ao ensino superior, no caso dos alunos do ensino secundário.
  • A classificação que resultar do processo de reapreciação é aquela que passa a ser considerada para todos os efeitos, ainda que inferior à inicial, sem prejuízo do estabelecido no número seguinte. 
  • A classificação final da reapreciação pode ser inferior à classificação atribuída aquando da classificação da prova, não podendo, no entanto, implicar em caso algum, a reprovação do aluno quando este já tiver sido aprovado com base na classificação inicial, caso em que a classificação final da reapreciação será a mínima necessária para garantir a aprovação. 

FASES DO PROCESSO 

No processo de reapreciação há a considerar duas fases distintas: 
 
a) A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova; 
b) A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação. 
 
 

PEDIDO DE CONSULTA DA PROVA 

  • O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, disponibilizado na página eletrónica WWW.ESAR.EDU.PT e WWW.DGE.MEC.PT/MODELOS, deve preferencialmente ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao diretor da escola.
  • O requerimento é enviado por e-mail, no próprio dia e até às 16h00m do dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, servindo a confirmação de receção do e-mail como recibo a devolver ao requerente. Deverá ser indicado se a entrega da prova é em formato digital (pdf) ou em formato papel.
  • •O requerimento pode ainda ser preenchido e entregue na escola sede, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, devendo ser entregue um recibo ao requerente.
  • •Os encarregados de educação dos alunos filhos de profissionais itinerantes, que pretendam solicitar a reapreciação das provas e exames, devem fazê-lo através da escola de matrícula do seu educando. 

REALIZAÇÃO DA CONSULTA 

  • No prazo máximo de um dia útil, após o prazo referido no número anterior (pedido de consulta de prova), devem ser facultados aos alunos as cópias da prova realizada, em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel.
  • A consulta do original da prova só pode ser efetuada na presença do diretor, subdiretor, adjunto do diretor ou do coordenador do secretariado de exames. 

FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO DE REAPRECIAÇÃO

  • Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em WWW.ESAR.EDU.PT e WWW.DGE.MEC.PT/MODELOS, sendo descarregados, preenchidos e enviados até 16h00m para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , devendo ser cumpridos os prazos definidos na norma 02/JNE/2020 e serem impressos e assinados para apresentação na escola.
  • Os modelos referentes ao processo de reapreciação podem ainda ser preenchidos e entregues nos Serviços Administrativos da escola sede, dentro dos prazos definidos na norma 02/JNE/2020.
  • O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes ao prazo mencionado no n.º 50.1., da norma 02/JNE/2020, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE. 
  • A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento. 
  • O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE. 
  • Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto. 
  • Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia. 

RECLAMAÇÃO 

  • O requerimento da reclamação deve ser formulado no Modelo 14/JNE e a fundamentação deve ser exarada nos Modelos 14-A/JNE, sendo apresentado na escola onde foi realizada a prova, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação dos resultados da reapreciação.
  • Para efeitos de reclamação, devem ser facultadas ao interessado fotocópias das diferentes peças do processo – nomeadamente, dos pareceres dos professores relatores e das grelhas de classificação, em suporte papel ou em suporte digital (pdf). 
  • Os modelos referidos devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em www.dge.mec.pt/modelos, sendo depois impressos e assinados para apresentação na escola. 
  • Os modelos referidos podem ainda ser preenchidos e entregues nos Serviços Administrativos da Escola Sede. 
 
Esta informação não invalida a consulta de todos os procedimentos referentes a consulta de prova, reapreciação e reclamação indicados na norma 02/JNE/2020.
 
 

Inscrições Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário - Processo de Inscrição 2ª fase

No processo de inscrições nos exames nacionais da 2.ª fase, os alunos deverão preencher o boletim de inscrição, original em papel, modelo da Editorial do Ministério da Educação e Ciência e entregar o mesmo assinado e datado na Secretaria da Escola Sede, nas seguintes datas:
 
4 a 11 de agosto de 2020 - Ensino Secundário
6 a 12 de agosto de 2020 - Ensino Básico.
 
 
Anexos:

 

PROCESSO DE MATRÍCULAS

Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informo V. Exa. que as renovações de matrícula (Ensino Pré-Escolar, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º anos) passam, a partir do dia de hoje (07/07/2020), a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.

Neste contexto, importa esclarecer os seguintes aspetos:

1. Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que o Agrupamento de Escolas já dispõem de toda a informação e o processo está completo;

2. Oportunamente o Agrupamento de Escolas, nos termos do ponto 1 e no contexto da informação prestada aos Encarregados de Educação, informará sobre formas e prazos para:

  • recolher consentimento relativo à proteção de dados pessoais;
  • apurar as opções relativas a AEC (1.º ciclo) e EMR, bem como às disciplinas anuais de opção de 12.º ano;
  • identificar as necessidades de transporte escolar;
  • recolher declaração da Segurança Social para efeitos de identificação da situação de beneficiário de ASE.

3. Dado o atual contexto de pandemia, todos estes procedimentos serão realizados, preferencialmente, através de meios digitais, evitando-se, por esta via, a necessidade de deslocação à escola por parte dos Encarregados de Educação.

4. Todos os anos de início de ciclo (1º, 5º, 7º e 10º anos), bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a ser realizados no Portal das Matrículas.

 

 Devolução de Manuais

Tendo em conta as orientações recebidas pelo Ministério da Educação, considera-se suspensa a devolução de Manuais Escolares.

 
Vila Franca de Xira, 4 de julho de 2020
 
A Diretora
 
Isabel Veiga
 

Manuais adotados 2020-2021

 

Oferta Formativa 2020/2021

 

Mais informação sobre Cursos profissionais e regulares

Formulário de Pré Inscrição

 

Matriculas 2020/2021 - Pré-escolar e 1º Ciclo  de 04 de maio a 30 de junho

 

Para mais informações clique aqui.

 

 

Bibliotecas Escolares à distância... de um desafio | Propostas para alunos

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 ESCOLA A TEMPO INTEIRO 2020/2021

 

  Aviso nº 6885/2020 

 

Bibliotecas Escolares à distância | Recursos digitais pedagógicos e de apoio à utilização de ferramentas e plataformas em uso na escola  

 

JNE- Perguntas Frequentes (Ensino Secundário)

 Aceda ao documento em: JNE -Perguntas Frequentes (Ensino Secundário)

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

Através do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, o Governo aprovou um conjunto de medidas no âmbito da educação destinadas a estabelecer um regime excecional e temporário. Importa considerar os seguintes aspetos:

  •  De acordo com o Artigo 6.º (Avaliação externa), ano letivo de 2019/2020, é cancelada a realização:

a) Das provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;

b) Das provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;

c) Das provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;

d) Dos exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário;

  • Segundo o estipulado no nº 1, do Artigo 8º, para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna;
  • Os alunos realizam exames finais nacionaisapenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota,relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso (nº3, Artigo 8º);
  • Os alunos autopropostos, incluindo os que se encontram na modalidade de ensino individual e doméstico, realizam provas de equivalência à frequência, para a aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta (nº5, Artigo 8º);
  • No nº1, do Artigo 14.º, são definidas as regras de inscrição nos exames finais nacionais. Assim, sem prejuízo das inscrições efetuadas ao abrigo do estipulado no Regulamento dasProvas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3 -A/2020, de 5 de março, na pendência da suspensão das atividades letivas presenciais, o processo de inscrição nos exames finais nacionais obedece às seguintes regras:

a) Os alunos ou os seus encarregados de educação enviam para a escola, por correio eletrónico, o boletim de inscrição (modelo EMEC) disponibilizado em formato editável ou a digitalização do original, devidamente preenchido;

b) As escolas confirmam a receção dos documentos identificados na alínea anterior e procedem à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno, dando desse facto conhecimento ao mesmo ou ao encarregado de educação, através de correio eletrónico;

c) Nas situações em que não seja possível a utilização do recurso previsto na alínea a), a inscrição pode ser efetuada através de formulário disponibilizado, para esse efeito, na plataforma eletrónica disponível em https://exames.dgeec.mec.pt/.

  • O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3 -A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020.
  •  No prazo estabelecido, os alunos alteram, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 8.º ;
  • Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, os alunos ou os seus encarregados de educação procedem à entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.Para uma informação mais detalhada, recomenda-se a leitura integral do Decreto-Lei nº 14-G/ 2020, de 13 de abril, disponível na página do Agrupamento.

LEGISLAÇÃO

Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril (Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito dapandemia da doença COVID-19.)

Consulte aqui.

 

CALENDÁRIO DOS EXAMES FINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO - ATUALIZAÇÃO

Os exames finais nacionais realizam -se nas datas fixadas nos quadros 1 e 2 do anexoIII,do decreto-lei nº14- G/2020, de 13 de abril

 

EXAMES NACIONAIS

Informação referente aos exames nacionias:

 

Perto ou longe, a Educação é um direito

 
 
De acordo com o pedido feito pela DGE, o Agrupamento de Escolas Alves Redol definiu uma equipa de apoio que propõe a utilização das seguintes ferramentas de ensino à distância:
A seleção tem por base o critério da cloud computing, universalidade  e a utilização/ disponibilização multiplataforma.
 
Com estas metodologias de ensino à distância pretende-se:
  • Manter o contato regular com professores e colegas;
  • Consolidar as aprendizagens já adquiridas;
  • Desenvolver novas aprendizagens.
 

Orçamento Participativo

Tu podes melhorar a tua escola. Tens uma ideia? Reúne o apoio dos teus colegas e apresenta uma proposta.

Informações:

imagem cartaz orçamento participatico 2020

 

Corta-Mato fase regional

Decorreu na passada 6ª feira, 24 de janeiro, em Loures, o Corta-Mato fase regional onde o nosso Agrupamento se fez representar por uma Equipa em todos os escalões e género, composta por 35 alunos , 4 professores e 1 funcionário de apoio.
De salientar a excelente prestação de todos os alunos/atletas que, apesar do frio extremo, correram muito e bem, destacando-se o aluno Rafael Sousa do 9º D escalão INIC MASC, que conquistou um honroso 2º lugar e se apurou para o Campeonato Nacional de Corta- Mato que se vai realizar a 14 e 15 de fevereiro, na Figueira da Foz. Também a Equipa de JUV Masc conquistou o 2º lugar do pódio, tendo sido uma grande surpresa, logo atrás dos atletas federados do Benfica que se sagraram Campeões Regionais.
O Desporto Escolar está de Parabêns, bem como toda a Equipa.smiley
 
 

Lista de Manuais Escolares Adotados 2019-2020

 Escola Sede
Escola Vasco Moniz (clicar) 
Escola de Povos (clicar)
 

Provas Finais e Exames - 2019

Para mais informações clique Aqui

Oferta Formativa do Agrupamento para 2019/2020

CONSULTE TODA A INFORMAÇÃO CLICANDO AQUI  (ou no ícone da barra lateral direita). 

Matrículas 2019/2020 - Pré-Escolar  e  1º Ciclo do Ensino Básico

Início Fim Horário
15 abril 2019 17 junho 2019
9h30 min às 16h
4ªfeira- 9:30 às 12:30

Mais Informações Clque Aqui

PROJETO EDUCATIVO DO AGRUPAMENTO

Consulte toda a informação clicando AQUI

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

 

 
 

Parlamento dos Jovens - Sessão nacional

No ano em que se comemoram os 20 anos do projeto “Parlamento dos Jovens”, a Escola Secundária de Alves Redol participou na sessão nacional deste programa, que decorreu nos passados dias 25 e 26 de maio, na Assembleia da República. Em conjunto com deputados dos 18 distritos, das duas regiões autónomas e ainda de representantes das comunidades portuguesas, da Europa e fora da Europa, os deputados da nossa escola, Francisco Tiago Carvalho e Sofia Lixa, defenderam o projecto de recomendação aprovado na sessão distrital. Ler mais