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Informações
Ementas
Informação à Comunidade Educativa
Informação prova para o ano letivo 2020/2021
Já se encontram disponíveis na página do IAVE a informação prova para o ano letivo 2020/2021 podendo ser consultada neste link:
Calendarização Exames D.L. 357 2020/2021
Descarregue aqui o calendário de exames
Horários dos Cursos EFA
Descarregue aqui os horários dos cursos EFA
Serviços Administrativos - Informação
EXAMES NACIONAIS - Orientações para a época especial
- Orientações para a época especial
- Requerimento - Alunos praticantes desportivos de alto rendimento e de seleções nacionais
- Requerimento - Realização de exames finais nacionais do ensino secundário em ÉPOCA ESPECIAL
INFORMAÇÃO - Início das atividades letivas (Alteração)
Informação Ano letivo 2020/2021
Horários para o ano letivo 2020/2021
- Horários das turmas da Escola Álvaro Guerra
- Horários das turmas da Escola de Póvos
- Horários das turmas do 1º Ciclo da Escola Vasco Moniz
- Horários das turmas do 5º ano da Escola Vasco Moniz
- Horários das turmas do 6º ano da Escola Vasco Moniz
- Horários das turmas do 7º ano da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do 8º ano da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do 9º ano da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do Ensino Profissional da Escola Alves Redol
- Horários das turmas do Ensino Secundário da Escola Alves Redol
Calendário 2ª Fase - Provas e Exames
Exames dos Cursos Profissionais
Consulte no ficheiro em baixo as informações de prova e o calendário de exames:
Pautas de Avaliação
Encontram-se afixadas na escola sede todas as pautas do 3º período, excepto as do 12º ano dos Cursos Profissionais.
PAUTAS DE AVALIAÇÃO DO 3º PERÍODO 9º, 11º E 12º ANOS
Matrícula e Renovação de Matrícula para o Ano Letivo 2020/2021
Informam-se os Senhores Encarregados de Educação que a partir do próximo dia 26 de junho o Portal das Matrículas estará disponível para que Encarregados de Educação registem pedidos de matrícula/renovação de matrícula, com ou sem transferência de escola, nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, para o ano letivo 2020/2021.
De acordo com o disposto no Despacho Normativo nº 5/2020 de 21 de abril de 2020, a matrícula e a renovação de matrícula é efetuada preferencialmente, via Internet na aplicação Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.
Caso os Encarregados de Educação não possuam meios informáticos e/ou não o consigam preencher autonomamente e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula pela via digital, poderão efetuar o procedimento de modo presencial nos serviços administrativos da escola-sede do Agrupamento (Escola Secundária Alves Redol), mediante marcação telefónica prévia (263 200 460). Em situação de matrícula/renovação presencial é necessário que os Encarregados de Educação entreguem a Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados Pessoais, devidamente preenchida e assinada, cuja minuta disponibilizamos. No sentido de agilizar o processo e reduzir o tempo de permanência no estabelecimento escolar, os Encarregados de Educação poderão, caso tenham condições para o fazer, descarregar a ficha de inscrição em anexo e preenchê-la previamente.
Considerando que o período destinado a esta fase de matrículas é muito curto sugerimos que os Encarregados de Educação iniciem desde já o pedido de matrícula/renovação, preenchendo os 3 primeiros passos (Consentimentos, Dados do Encarregado de Educação, Dados Gerais do Aluno), deixando apenas para ser preenchido entre 26 de junho a 8 de julho o 4º passo (Dados da matrícula) e a submissão do pedido.
No caso de pretenderem requerer transporte e/ou Ação Social Escolar (ASE), os Encarregados de Educação deverão preencher o(s) documento(s) em anexo e enviá-lo(s), devidamente assinado(s), para os Serviços Administrativos do Agrupamento, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregar no dia da renovação.
As transferências de escola deverão ser efetuadas através do Portal das Matrículas.
Importa considerar a seguinte calendarização:
- Publicação das pautas finais – 30 de junho de 2020 (9º, 11º e 12º anos) e 3 de julho de 2020 (restantes anos de escolaridade);
- Matrículas, renovação de matrícula e pedido de transferência – de 26 de junho a 8 de julho;
- Afixação da listagem de quem requereu matrícula – 15 de julho de 2020;
- Publicação das listas dos alunos admitidos – 24 de julho 2020 (pré-escolar e ensino básico) e 30 de julho de 2020 (ensino secundário, com indicação do curso em que cada aluno foi admitido).
Agrupamento de Escolas de Alves Redol, Vila Franca de Xira, 25 de junho de 2020
A Diretora
Isabel Marques Gomes Veiga
Documentos:
- Ficha de Identificação Básico 1º Ciclo
- Ficha de Identificação Ensino Básico 2º e 3º ciclos
- Ficha de Identificação Ensino Profissional
- Ficha de Identificação Ensino Secundário
- Povos e João Deus_CAF e AAAF
- Vasco Moniz_CAF e AAAF
- Ficha de Inscrição Escola a Tempo Inteiro
- Acão Social
- Transportes
- Minuta Declaração e Consentimento
Plano de Ensino à Distância
PROVAS E EXAMES
Calendário Geral de Exames - Atualizado a 2020-07-02
- Informação Prova Geral - Adenda 8 junho
- Manuais Aplicação Orais - Língua Estrangeira
- Manuais Aplicação Orais - PLNM
- Manuais Aplicação Orais - Guião Exemplo
- Informações Prova - Instruções Realização, Cotações e Critérios Classificação
- Informações Prova - Provas Equivalência à Frequência 3º Ciclo e Secundário
Informações Provas e Exames - Norma 2
Informação Entrega Presencial das Incrições para Exame
REABERTURA DO PRÉ-ESCOLAR – COMUNICAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Plano de contigência - Vasco Moniz
Plano de contigência - EB - Povos
Plano de contingência - JI Povos
Plano de contingência - João de Deus
COMUNICAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Nesta 1ª fase de desconfinamento do sistema educativo, assume especial importância a salvaguarda da segurança de todos e minimizar as possibilidades de um eventual contágio em meio escolar. Naturalmente que a continuação do cumprimento das regras de higiene, segurança e distanciamento social fora do espaço da escola terão que ser, igualmente, mantidas, para que a retoma das atividades letivas presenciais não seja comprometida.
Em meio escolar foram preparadas todas as condições, de acordo com as normas emanadas pelas autoridades, nomeadamente pela Direção Geral de Saúde e pela DGEstE. Deste modo, procedeu-se à reformulação do Plano de Contingência, de acordo com as atuais circunstâncias, o qual se publica em anexo.
A elaboração dos horários foi realizada, procurando limitar ao máximo o número de deslocações, o período de permanência na escola e a concentração de alunos. Por esse motivo, cada turma só terá aulas num dos turnos (manhã – 10h00-12/13h00; tarde – 13h00-17h00). Foi também definido um circuito de acesso às salas para promover, o mais possível, o distanciamento entre todos.
Relativamente ao serviço de refeições, o mesmo será assegurado através do consumo na cantina ou em regime de take-away, mediante marcação prévia.
Estamos todos empenhados para que seja garantido o bem-estar e a segurança dos vossos educandos e temos vindo a desenvolver todos os esforços para que este regresso às aulas presenciais seja o mais tranquilo possível. Num esforço conjunto, conseguiremos que este regresso seja encarado com a serenidade de que os nossos alunos necessitam para concluir este ano letivo com sucesso.
Bom regresso!
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
Isabel Veiga
AGRADECIMENTO À CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA
AGRADECIMENTO
COMUNICADO
Vivemos tempos excecionais que têm exigido um enorme esforço de adaptação por parte de toda a comunidade educativa. Porque nos norteamos pelo desenvolvimento de um trabalho que responda às necessidades dos alunos do nosso Agrupamento, estamos empenhados no processo de organização das atividades letivas deste 3º período, que como já é do conhecimento de todos terá que se desenvolver em moldes diferentes daqueles que até aqui utilizávamos. Compreendo as preocupações dos alunos, pais, Encarregados de Educação e docentes, partilhadas também pela Direção do Agrupamento. Porém, estou certa de que conseguiremos, num esforço conjunto e com o apoio dos nossos parceiros, responder a este desafio com sucesso. Contamos com o apoio de todos neste processo, para que a nova modalidade de ensino à distância possa funcionar com eficácia e o acesso ao ensino e à aprendizagem seja garantido para todos. Antes de mais, temos que assegurar que a realização das aprendizagens à distância estará acessível a todos os alunos, estando a ser efetuadas as diligências necessárias para que neste processo nenhum seja prejudicado.
Na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, iniciar-se-ão as emissões televisivas do #EstudoEmCasa, onde serão disponibilizados pelo Ministério da Educação recursos para apoiar as escolas, através da difusão de um conjunto suplementar de recursos educativos, para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente. Estas emissões decorrerão até ao final do ano letivo. Não sendo uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico, estes recursos funcionarão como um complemento ao trabalho dos docentes e alunos. Poderão aceder à respetiva grelha de programação aqui.
Na próxima semana será divulgado o conjunto de procedimentos que serão adotados no Plano de Ensino à Distância do nosso Agrupamento, nomeadamente no que se refere ao funcionamento das aulas síncronas e assíncronas, e contemplando os diferentes ciclos de ensino.
Apelo à compreensão de todos, consciente de que há um sentimento de urgência partilhado por toda a comunidade educativa. Contudo, para que se organizem e preparem de forma consolidada todos os procedimentos, é fundamental que sejam previstas e analisadas todas as possibilidades para que as nossas escolhas possam ser as mais adequadas à nossa realidade enquanto Agrupamento.
Termino, agradecendo desde já a colaboração de todos, certa de que este período será ultrapassado com o empenho, dedicação e resiliência que têm vindo a demonstrar desde o início.
Vila Franca de Xira, 16 de abril de 2020
A Diretora do Agrupamento de Escolas Alves Redol
Isabel Veiga
CANCELAMENTO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Mobilização para o serviço ou prontidão - Escolas de acolhimento
Nota: No ficheiro Anexo estão publicadas todas as escolas de acolhimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
COMUNICADO AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Resultados do processo eleitoral - Representantes no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Alves Redol
COMUNICADO
Listas Admitidas de Candidatos a Representantes no Conselho Geral
- Lista B - Pessoal Docente
- Lista C - Pessoal Docente *
- Lista A - Pessoal Não Docente
- Lista A - Alunos
- Lista A - Pais e Enc Educação
- Lista B - Pais e Enc Educação
* Foi admitida a LISTA C - Candidatos dos representantes do pessoal docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Alves Redol, em substituição da LISTA A.
Listas Não Admitidas de Candidatos a Representantes no Conselho Geral
ASSEMBLEIAS ELEITORAIS - Eleição dos Representantes no Conselho Geral
Procedimento eleitoral para os representantes no conselho geral - esclarecimentos
Coronavírus 2019 n-CoV
Eleições para o Conselho geral
-
AVISO: Docentes e Não Docentes
-
AVISO: Encarregados de Educação e Alunos
CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Serviço de Refeições do dia 15 de janeiro
- JI e 1º Ciclo:
- 2º e 3º Ciclo:
ESCOLAS QUE SALVAM VIDAS
A 10 de dezembro assinala-se os 71 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Neste âmbito, a Biblioteca Escolar e o grupo de Inglês, em colaboração com a Amnistia Internacional, promovem uma vez mais a Maratona de Cartas com o apoio dos alunos das turmas 10ºA, 10ºB e 11º anos.
Contamos com o apoio de todos (alunos, docentes, auxiliares, EE, pais, família, amigos…) para a assinatura das Cartas/ Petições no site da Amnistia Internacional em: www.amnistia.pt/
Calendário Eleição Associação de Estudantes
Informações - Prova 2019-2020
DIa Europeu do Desporto Escolar - 27 de setembro
Desporto Escolar 2019/2020
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Cursos EFA - Inicio de aulas - Horários
- Horário EFA1, consulte aqui
- Horário EFA2, consulte aqui
- Horário EFA3, consulte aqui
- Horário EFA4, consulte aqui
Receção aos alunos 13 de setembro
CONCURSO TÉCNICO ESPECIALIZADO - 16h FOTOGRAFIA
Horários Escolares do ano letivo de 2019/2020
- Horarios das turmas da Alvaro Guerra, clique aqui
- Horarios das turmas da EB1 de Povos clique aqui
- Horarios das turmas do 1 ciclo da Vasco Moniz, clique aqui
- Horarios das turmas do 2 ciclo, clique aqui
- Horarios das turmas do 3 ciclo, clique aqui
- Horarios das turmas do secundario, clique aqui
- Horarios das turmas dos cursos profissionais, clique aqui
Ano Letivo de 2019/2020

Notícias
Bibliotecas Escolares à distância | Formas de contacto | Recursos digitais pedagógicos e de apoio à utilização de ferramentas e plataformas em uso na escola
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares | Recursos
Aviso de Abertura do concurso de técnicos especializados para TORVC.
CARTÃO DE ALUNO
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a implementar no ano letivo de 2020/2021, uma plataforma de gestão de conteúdos educativos do município, que permite ao Encarregado de Educação aceder a diversas áreas que lhe dizem diretamente respeito,
INFORMAÇÃO - ABERTURA DO ANO LETIVO 2020-2021
Consulta de prova, Reapreciação e Reclamação
No âmbito do processo de reapreciação e reclamação deve ser observado o determinado no Capítulo VI do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
PROVAS PASSÍVEIS DE REAPRECIAÇÃO
- É admitida a reapreciação dos exames finais nacionais, exames a nível de escola de línguas estrangeiras equivalentes a nacionais, provas de equivalência à frequência e provas e exames a nível de escola de cuja resolução haja registo escrito em suporte papel, suporte digital ou produção de trabalho bidimensional ou tridimensional.
- Quando a prova, para além da resolução escrita, incluir a observação do desempenho de outras competências, nomeadamente componente prática ou componente de produção e interação orais, só é passível de reapreciação a parte escrita.
EFEITOS DA APRESENTAÇÃO DO PEDIDO
- A formalização do pedido de reapreciação de uma prova implica a suspensão da classificação que fora inicialmente atribuída, sem prejuízo da sua utilização, a título provisório, para efeitos de apresentação do processo de candidatura ao ensino superior, no caso dos alunos do ensino secundário.
- A classificação que resultar do processo de reapreciação é aquela que passa a ser considerada para todos os efeitos, ainda que inferior à inicial, sem prejuízo do estabelecido no número seguinte.
- A classificação final da reapreciação pode ser inferior à classificação atribuída aquando da classificação da prova, não podendo, no entanto, implicar em caso algum, a reprovação do aluno quando este já tiver sido aprovado com base na classificação inicial, caso em que a classificação final da reapreciação será a mínima necessária para garantir a aprovação.
FASES DO PROCESSO
PEDIDO DE CONSULTA DA PROVA
- O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, disponibilizado na página eletrónica WWW.ESAR.EDU.PT e WWW.DGE.MEC.PT/MODELOS, deve preferencialmente ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao diretor da escola.
- O requerimento é enviado por e-mail, no próprio dia e até às 16h00m do dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, servindo a confirmação de receção do e-mail como recibo a devolver ao requerente. Deverá ser indicado se a entrega da prova é em formato digital (pdf) ou em formato papel.
- •O requerimento pode ainda ser preenchido e entregue na escola sede, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, devendo ser entregue um recibo ao requerente.
- •Os encarregados de educação dos alunos filhos de profissionais itinerantes, que pretendam solicitar a reapreciação das provas e exames, devem fazê-lo através da escola de matrícula do seu educando.
REALIZAÇÃO DA CONSULTA
- No prazo máximo de um dia útil, após o prazo referido no número anterior (pedido de consulta de prova), devem ser facultados aos alunos as cópias da prova realizada, em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel.
- A consulta do original da prova só pode ser efetuada na presença do diretor, subdiretor, adjunto do diretor ou do coordenador do secretariado de exames.
FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO DE REAPRECIAÇÃO
- Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em WWW.ESAR.EDU.PT e WWW.DGE.MEC.PT/MODELOS, sendo descarregados, preenchidos e enviados até 16h00m para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , devendo ser cumpridos os prazos definidos na norma 02/JNE/2020 e serem impressos e assinados para apresentação na escola.
- Os modelos referentes ao processo de reapreciação podem ainda ser preenchidos e entregues nos Serviços Administrativos da escola sede, dentro dos prazos definidos na norma 02/JNE/2020.
- O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes ao prazo mencionado no n.º 50.1., da norma 02/JNE/2020, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
- A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento.
- O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.
- Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
- Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.
RECLAMAÇÃO
- O requerimento da reclamação deve ser formulado no Modelo 14/JNE e a fundamentação deve ser exarada nos Modelos 14-A/JNE, sendo apresentado na escola onde foi realizada a prova, nos dois dias úteis seguintes ao da afixação dos resultados da reapreciação.
- Para efeitos de reclamação, devem ser facultadas ao interessado fotocópias das diferentes peças do processo – nomeadamente, dos pareceres dos professores relatores e das grelhas de classificação, em suporte papel ou em suporte digital (pdf).
- Os modelos referidos devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em www.dge.mec.pt/modelos, sendo depois impressos e assinados para apresentação na escola.
- Os modelos referidos podem ainda ser preenchidos e entregues nos Serviços Administrativos da Escola Sede.
Inscrições Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário - Processo de Inscrição 2ª fase
- JNE - Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário
- JNE - Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico
- JNE - Tabela de Cursos ES
PROCESSO DE MATRÍCULAS
Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informo V. Exa. que as renovações de matrícula (Ensino Pré-Escolar, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º anos) passam, a partir do dia de hoje (07/07/2020), a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.
Neste contexto, importa esclarecer os seguintes aspetos:
1. Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que o Agrupamento de Escolas já dispõem de toda a informação e o processo está completo;
2. Oportunamente o Agrupamento de Escolas, nos termos do ponto 1 e no contexto da informação prestada aos Encarregados de Educação, informará sobre formas e prazos para:
- recolher consentimento relativo à proteção de dados pessoais;
- apurar as opções relativas a AEC (1.º ciclo) e EMR, bem como às disciplinas anuais de opção de 12.º ano;
- identificar as necessidades de transporte escolar;
- recolher declaração da Segurança Social para efeitos de identificação da situação de beneficiário de ASE.
3. Dado o atual contexto de pandemia, todos estes procedimentos serão realizados, preferencialmente, através de meios digitais, evitando-se, por esta via, a necessidade de deslocação à escola por parte dos Encarregados de Educação.
4. Todos os anos de início de ciclo (1º, 5º, 7º e 10º anos), bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a ser realizados no Portal das Matrículas.
Devolução de Manuais
Tendo em conta as orientações recebidas pelo Ministério da Educação, considera-se suspensa a devolução de Manuais Escolares.
Manuais adotados 2020-2021
- Manuais - Alves Redol
- Manuais - Alves Redol - Cursos Profissionais
- Manuais - EB - Dr. Vasco Moniz
- Manuais - EB1 - Álvaro Guerra
- Manuais - EB1 - Povos
Oferta Formativa 2020/2021
Mais informação sobre Cursos profissionais e regulares
Matriculas 2020/2021 - Pré-escolar e 1º Ciclo de 04 de maio a 30 de junho
Para mais informações clique aqui.
Bibliotecas Escolares à distância... de um desafio | Propostas para alunos
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ESCOLA A TEMPO INTEIRO 2020/2021
Bibliotecas Escolares à distância | Recursos digitais pedagógicos e de apoio à utilização de ferramentas e plataformas em uso na escola
JNE- Perguntas Frequentes (Ensino Secundário)
Aceda ao documento em: JNE -Perguntas Frequentes (Ensino Secundário)
PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
Através do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, o Governo aprovou um conjunto de medidas no âmbito da educação destinadas a estabelecer um regime excecional e temporário. Importa considerar os seguintes aspetos:
- De acordo com o Artigo 6.º (Avaliação externa), ano letivo de 2019/2020, é cancelada a realização:
a) Das provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;
b) Das provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;
c) Das provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;
d) Dos exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário;
- Segundo o estipulado no nº 1, do Artigo 8º, para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna;
- Os alunos realizam exames finais nacionaisapenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota,relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso (nº3, Artigo 8º);
- Os alunos autopropostos, incluindo os que se encontram na modalidade de ensino individual e doméstico, realizam provas de equivalência à frequência, para a aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta (nº5, Artigo 8º);
- No nº1, do Artigo 14.º, são definidas as regras de inscrição nos exames finais nacionais. Assim, sem prejuízo das inscrições efetuadas ao abrigo do estipulado no Regulamento dasProvas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3 -A/2020, de 5 de março, na pendência da suspensão das atividades letivas presenciais, o processo de inscrição nos exames finais nacionais obedece às seguintes regras:
a) Os alunos ou os seus encarregados de educação enviam para a escola, por correio eletrónico, o boletim de inscrição (modelo EMEC) disponibilizado em formato editável ou a digitalização do original, devidamente preenchido;
b) As escolas confirmam a receção dos documentos identificados na alínea anterior e procedem à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno, dando desse facto conhecimento ao mesmo ou ao encarregado de educação, através de correio eletrónico;
c) Nas situações em que não seja possível a utilização do recurso previsto na alínea a), a inscrição pode ser efetuada através de formulário disponibilizado, para esse efeito, na plataforma eletrónica disponível em https://exames.dgeec.mec.pt/.
- O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3 -A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020.
- No prazo estabelecido, os alunos alteram, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 8.º ;
- Os boletins de inscrição devem ser remetidos, por correio eletrónico para os Serviços Administrativos do Agrupamento, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ;
- Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, os alunos ou os seus encarregados de educação procedem à entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.Para uma informação mais detalhada, recomenda-se a leitura integral do Decreto-Lei nº 14-G/ 2020, de 13 de abril, disponível na página do Agrupamento.
LEGISLAÇÃO
Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril (Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito dapandemia da doença COVID-19.)
CALENDÁRIO DOS EXAMES FINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO - ATUALIZAÇÃO
Os exames finais nacionais realizam -se nas datas fixadas nos quadros 1 e 2 do anexoIII,do decreto-lei nº14- G/2020, de 13 de abril
EXAMES NACIONAIS
Informação referente aos exames nacionias:
- Norma 01
- Despacho Normativo nº3-A/2020
- Informação Complementar - Calculadoras Gráficas – 30 jan
- Informação Complementar – Línguas Estrangeiras - 2020
- Informação - Prova Geral – 2020
- Calendário de Exames
Perto ou longe, a Educação é um direito
-
Gestão de disciplina através do Google Classroom;
-
Produção de conteúdos através do Google Docs;
-
Gestão de conteúdos através do Google Drive;
-
Apoio e sala de aula através do Google Hangouts;
-
Gestão de contatos através do GMail;
-
Pesquisa de conteúdos através do Google Chrome;
-
Visualização dos recursos e realização das atividades disponibilizadas pela Escola Virtual e pela Leya, que se encontram disponíveis gratuitamente a todos.
- Manter o contato regular com professores e colegas;
- Consolidar as aprendizagens já adquiridas;
- Desenvolver novas aprendizagens.
Orçamento Participativo
Tu podes melhorar a tua escola. Tens uma ideia? Reúne o apoio dos teus colegas e apresenta uma proposta.
Informações:
Corta-Mato fase regional


Lista de Manuais Escolares Adotados 2019-2020
- Profissionais (clicar)
- Regulares (clicar)
Provas Finais e Exames - 2019
Oferta Formativa do Agrupamento para 2019/2020
CONSULTE TODA A INFORMAÇÃO CLICANDO AQUI (ou no ícone da barra lateral direita).
Matrículas 2019/2020 - Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Início | Fim | Horário |
15 abril 2019 | 17 junho 2019 |
9h30 min às 16h
4ªfeira- 9:30 às 12:30
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Mais Informações Clque Aqui
PROJETO EDUCATIVO DO AGRUPAMENTO
Consulte toda a informação clicando AQUI
- CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
- Aprovado em CP de 13Out2015 (atualizado formado pdf)
Parlamento dos Jovens - Sessão nacional
No ano em que se comemoram os 20 anos do projeto “Parlamento dos Jovens”, a Escola Secundária de Alves Redol participou na sessão nacional deste programa, que decorreu nos passados dias 25 e 26 de maio, na Assembleia da República. Em conjunto com deputados dos 18 distritos, das duas regiões autónomas e ainda de representantes das comunidades portuguesas, da Europa e fora da Europa, os deputados da nossa escola, Francisco Tiago Carvalho e Sofia Lixa, defenderam o projecto de recomendação aprovado na sessão distrital. Ler mais