Redes Sociais

Jornais e Revistas

Links

Bibliotecas

O agrupamento de escolas Alves Redol possui três bibliotecas escolares ligadas à Rede de Bibliotecas Escolares (uma na EB1Álvaro Guerra, uma na EB Dr. Vasco Moniz e outra na ESAR), para além das bibliomanias da EB Grinja e de Povos existe ainda o polo do 1º ciclo que se encontra ligado à EB Dr.Vasco Moniz. Todas elas têm são organizadas por professoras bibliotecárias e por algumas assistentes operacionais que coadjuvam na realização de tarefas e atividades. As bibliotecas escolares constituem espaços fundamentais dentro da escola quer na aprendizagem quer na formação integral dos alunos. Esta é precisamente um dos pontos da missão das BE: formar pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação, disponibilizando os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, para além de disponibilizar os seus fundos documentais livro e não livro e articular com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO.


À BE cabe um papel de liderança, assumindo-se como um recurso indutor de inovação, um recurso que contribui e tem um papel ativo de resposta às mudanças que o sistema introduz, trazendo valor à escola no cumprimento da sua missão e no cumprimento dos objetivos de ensino aprendizagem.


As professoras bibliotecárias asseguram, nas escolas, o funcionamento e gestão das bibliotecas, as atividades de articulação com o currículo, de desenvolvimento das literacias e de formação de leitores. Compete-lhes gerir as bibliotecas do agrupamento enquanto espaços agregadores de conhecimento, recursos diversificados e implicados na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação, tecnológica e digital, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Compete-lhes, ainda, garantir serviços de biblioteca a todas as escolas do agrupamento.