Redes Sociais

Jornais e Revistas

Links

Visitantes

HojeHoje6
OntemOntem9
Esta semanaEsta semana53
Este mêsEste mês193
TodosTodos27028

Máx. diário 05-05-2016 : 123
Statistik created: 2019-01-18T06:06:57+01:00
Agora: 5

Curiosidades

Quinta feira da Espiga

A apanha da espiga é uma tradição que algumas pessoas ainda alimentam todos os anos na Quinta feira da Ascensão, dia em que a Igreja Católica comemora a ascensão de Jesus Cristo ao céu. Nesse dia é feriado municipal em muitos concelhos, nomeadamente em Vila Franca de Xira. Esta tradição mantém-se viva, em parte graças à população, à Câmara Municipal, à paróquia e comissões de festas que insistem na realização da tradicional procissão e cerimónia religiosa em torno do Senhor da Boa Morte, que leva todos os anos dezenas de pessoas até ao Monte de Povos. Muitos dos fiéis levam o ramo de espiga na mão enquanto sobem ao monte.

Durante este dia era hábito as família irem até ao campo fazer piqueniques e colher as flores para compor a sua própria espiga, como se pode ver por fotografias da época.

Dantes, de manhã cedo, rapazes e raparigas iam para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres. Com elas formavam um ramo com espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos como se pode ver por este prospeto da Junta de freguesia de Alverca do Ribatejo.


Simbologia das plantas que compõem o ramo da espiga

 
Fotos do painel de exposição da BE da EB Dr. Vasco Moniz