Statistik created: 2019-09-17T02:22:06+02:00

Marés de Leitura

Na semana cultural, entre os dias 12 e 15 de março, as BEs do Agrupamento de Escolas Alves Redol também celebraram a Semana da Leitura, este ano, submetida ao tema O MAR, tendo como subtema Marés de Leitura na BE da EB Dr. Vasco Moniz.

A sessão do dia 14 de março teve início com a declamação do poema “Lá vai a Nau Catrineta”, dueto realizado pela PB, Adília Real, e pela AO, Alice Nalha. Seguiu-se a Coordenadora da escola, Educadora Manuela Marques, recitando um poema de Eugénio de Andrade.

Ao longo da semana, cada aluno recebeu uma sardinha para decorar a seu gosto, formando cada turma o seu próprio cardume, que depois foi exposto no painel vizinho à BE, de modo a concorrer ao concurso: ”A minha sardinha é melhor que a tua”.

Pela BE da EB DR. Vasco Moniz passaram todas as turmas dos primeiro e segundo ciclos, recitando poemas, lendo pequenos excertos de textos relacionados com O MAR, uns de autores bem conhecidos, outros inventados pelos próprios alunos. Também houve canções, adivinhas, expressões idiomáticas, provérbios e uma pequena dramatização de uma canção relacionada com o MAR. Os alunos foram desfilando e partilhando com os colegas, professores, pais/encarregados de educação, o que traziam na rede. Muitos foram os pais, avós e encarregados de educação que se juntaram na BE, para também eles dizerem um provérbio ou dito popular alusivo ao MAR.

Alguns alunos mergulharam mesmo nas lides do MAR, vestidos a rigor, como os Avieiros, contando sempre não só com a professora bibliotecária, mas também com os seus professores de Português e os seus DTs.

Salienta-se ainda, a presença da escritora Maria Gomes, nas tardes dos dias 14 e 15 de março, lendo alguns excertos dos seus livros e à qual os alunos realizaram uma pequena entrevista.

Os alunos, os professores, pais, avós e encarregados de educação manifestaram grande entusiasmo, o que se verificou na sua ativa e divertida participação.

Na BE José Ferreira Brandão (Esc. Sec. Alves Redol) muitas foram as atividades dinamizadas. No dia 13 de março, começámos o dia a ler em toda a escola! A BE propôs a toda a escola o desafio de participar na atividade “Começar o dia… a LER!”, iniciando a primeira aula da manhã (8h:30m) a ler um Poema que se encontrava em cada uma das salas de aula.

No dia 14 de março, os alunos do 4º ano da EB Álvaro Guerra visitaram a nossa escola, tendo assistido à Leitura da Menina do Mar integrada em Ambiente Marinho a 3 Dimensões. Esta atividade foi desenvolvida em parceria com o Prof. Nuno Dorotea e os alunos do Curso Profissional de Multimédia, os quais foram os autores do projeto do Ambiente Marinho a 3 Dimensões. Esta atividade foi também realizada na EB de Povos com os alunos do 4º ano na manhã do dia 15 de março.

Na tarde do mesmo dia, as turmas do 7º ano e de PIEF participaram com os professores de Português na Oficina de Escrita Criativa “Escrevinhando com o cheiro a MAR”, na qual cada aluno recebeu uma sardinha e escrevinhou um provérbio, frase ou verso ligado ao mar. Nesta tarde, os alunos do 7º ano e alguns alunos do 8ºB participaram, ainda, na Maratona da Leitura “Nas Ondas do Mar”, na qual os alunos tiveram oportunidade de recitar pequenos poemas relacionados com o mar.

Todos os alunos e professores, que frequentaram o bar durante esta semana, receberam uma sardinha (marcador) com um provérbio ou um poema, relacionados com o mar. A BE também selecionou um conjunto de títulos sobre o mar e divulgou-os na exposição “Espreitar os livros”.

Na BE da EB Álvaro Guerra, os alunos também participaram na Oficina de Escrita Criativa “Escrevinhando com o cheiro a MAR”, na qual cada aluno recebeu uma sardinha e escrevinhou um provérbio, frase ou verso ligado ao mar.

Todas as atividades contaram com o empenho dos alunos, professores, pais/EE participantes.