Statistik created: 2019-12-09T00:36:03+01:00

Curiosidades / Atividades

Halloween

No dia 29 de outubro de 2012 os alunos do 2.ºciclo, os professores de inglês e a Biblioteca Escolar da EB DR. Vasco Moniz festejaram o Halloween, mais conhecido pelo dia das Bruxas, festa muito popular quer na Grã-Bretanha quer nos Estados Unidos da América. Nestes países o Halloween celebra-se no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos.

As crianças mascaram-se de bruxas, fantasmas entre outros seres do outro mundo para assustarem os familiares, vizinhos ou amigos, batendo à porta das suas casas dizendo “Treat or Trick”, “Doce ou Travessura”. Para lhes agradar e evitar malandrices, as pessoas dão doces, rebuçados, guloseimas.

Na EB DR. Vasco Moniz os alunos enfeitaram a BE e todo o Bloco a com morcegos, abóboras, bruxinhas, gatos, “feitiços”, brincadeiras e leituras de Harry Potter, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada n’Uma aventura na noite das bruxas, Álvaro de Magalhães, nas suas Crónicas do Vampiro Valentim entre outros livros aterrorizadores.

Um aluno trouxe mesmo uma abóbora descascada com uma vela acesa no seu interior, conhecida por “Jack- O-Lanterns”. Segundo a lenda um homem chamado Jack, depois de morrer, foi proibido de entrar no paraíso, porque em vida era muito avarento. As portas do inferno também lhe foram fechadas, porque ele enganou o Diabo. Por isso, foi condenado a andar na escuridão. Então, implorou ao demónio que acendesse umas brasas para iluminar o seu caminho e, desta forma, foi-lhe entregue um pedaço de carvão incandescente que Jack colocou dentro de um nabo.

No 1.º ciclo, a professora bibliotecária, Adília Real, mascarada foi sala a sala distribuindo “doces e travessuras”.

Os alunos da Escola Secundária Alves Redol também se divertiram com os jogos de computador na BE José Ferreira Brandão. Podes espreita-los aqui: http://www.arkive.org/education/quizzes/halloween-quiz e http://www.arkive.org/education/games/tripwire-of-terror

Foi muito divertido!

Ficam aqui algumas sugestões de leitura  - e-books grátis:

Bram Stoker – Drácula (pdf)

H. P. Lovecraft – Nas Montanhas da Loucura (pdf)

H. P. Lovecraft – O Horror no Museu (pdf)

Edgar Allan Poe – O Corvo (pdf)

Edgar Allan Poe – O Gato Preto (pdf)

Edgar Allan Poe – O Poço e o Pêndulo (pdf)

Casa da Leitura